Futebol

em sorocaba

Maringá busca lugar na elite do futebol de amputados

Publicado por Redação GMC, 11:38 - 09 de outubro de 2018

A equipe da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama) viaja para Sorocaba, (SP) na próxima quinta-feira (11), para disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados da 2ª divisão, organizado pela Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Físicos (ABDDF). As disputas serão realizadas entre os dias 12 e 14 de outubro. A Assama conta com o apoio da Prefeitura de Maringá.


A delegação maringaense participa da competição com 17 pessoas entre atletas, dirigentes e técnicos. O Campeonato é disputado em forma de grupos, com jogos únicos. Até o momento sete equipes confirmaram presença (Santos-SP, Campo Grande-MS, Sorocaba-SP, Maringá-PR, Amapá-AP, Bola São Paulo-SP e São Caetano-SP). As duas melhores equipes avançam para 1ª divisão. Na divisão principal, Maringá já é representado pela (Assama A) e o que jogará em Socoraba é a (Assama B).


“Nosso objetivo é ficar entre os quatro primeiros e, depois, caso avancemos de fase, é buscar o acesso. Será um Campeonato rápido, onde o foco e a atenção têm que estar sempre presentes. O time está treinado e pronto”, disse o coordenador dos Esportes Paralímpicos da secretaria de Esporte e Lazer (SESP), Silvio Rodrigues.


O futebol de amputados é jogado nos mesmos padrões do society (futebol em grama sintética com medidas reduzidas ao convencional), com seis atletas na linha e o goleiro. As partidas duram dois tempos de 25 minutos e o número de substituições é ilimitado. Os atletas que jogam na linha só podem usar a perna para conduzir ou chutar a bola (sem ajuda das muletas). Goleiro tem um dos braços amputados.


O goleiro da equipe maringaense, Tiago Duarte, conheceu a Associação após indicação de um amigo e há seis meses pratica o esporte. “O futebol de amputados me ajuda muito na questão psicológica e física, porque após o acidente eu pensei que não poderia mais jogar bola e graças ao futebol de amputado eu posso fazer as mesmas atividades de antes”, explica Duarte.


A equipe treina às quartas e sextas, (às quartas no 4º Batalhão, de Maringá, das 19h às 21h, e às sextas na Arena Show de Bola, próximo ao Shopping Catuai, entre 18h30 às 19h30). Os interessados em participar dos treinos podem procurar a Sesp, no Chico Neto ou comparecer aos locais de treinamento.


Por Diretoria de Comunicação


Foto: Divulgação

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo