+ Esportes

Você sabia?

Maguila fez luta histórica em Maringá; luva dele foi doada para museu

Publicado por Redação GMC, 15:00 - 04 de janeiro de 2019

Bloco de Imagem

Willy Taguchi com Sérgio Bertoni. Foto: Divulgação/MEM

Mais um importante item da história do esporte maringaense acaba de ser doado para o Museu Esportivo de Maringá (MEM). Trata-se da luva direita de boxe utilizada por José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, em luta realizada dia 27 de julho de 1991, no Ginásio de Esportes Chico Neto, em Maringá.


Naquele dia, Maguila colocou em jogo seu cinturão de campeão sul-americano de pesos pesados contra o argentino Daniel Eduardo “Dinamita” Guibaldo. Em uma luta prevista para 12 assaltos, o brasileiro garantiu a vitória no terceiro por nocaute técnico.


Na preliminar foram realizadas três lutas entre pugilistas brasileiros. O super-pena Francisco Tomas da Cruz, já com a carreira na descendência, venceu Isaias Monteiro por pontos. Lourival Delfino, peso meio-médio, superou Claudio de Oliveira por pontos, assim como o meio-pesado Peter Venâncio ganhou de Gilvan da Silva.


Dias após a luta, Maguila esteve na Prefeitura de Maringá, onde foi recebido pelo então vice-prefeito Willy Taguchi, que ocupava interinamente o cargo de prefeito porque o titular, Ricardo Barros, havia tirado uma licença de quinze dias.


Na oportunidade, Maguila presenteou Taguchi com o par de luvas que havia usado na vitoriosa luta realizada no Ginásio Chico Neto. As luvas foram autografadas pelo campeão sul-americano.


Divulgador e entusiasta do projeto de resgate da memória esportiva da cidade, Willy decidiu doar ao Museu Esportivo de Maringá uma das luvas, a direita, daquela histórica luta de Maguila. Da marca Olimpíadas, a luva traz as inscrições “10 onças”, própria para boxeadores de peso de 65 a 78 quilos, e “Oficializada F.P.P.”, Federação Paulista de Pugilismo, entidade a qual Maguila era filiado.


A luva foi entregue por Taguchi no dia 2 de janeiro de 2019 ao amigo colaborador do MEM, Sérgio Bertoni, que a levou no dia seguinte. “Agradecemos o amigo Willy pela doação. Esta luta de Maguila em Maringá, 28 anos atrás, é desconhecida pra muita gente. Muitos daquela época não se lembram. Por meio de uma peça estamos fazendo o resgate de um de um evento que hoje podemos considerar histórico ocorrido no Chico Neto”, analisa o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.

Bloco de Galeria
Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo