Maringá

Rede social

Grupos de carona otimizam tempo e dinheiro em Maringá

Publicado por Letícia Tristão, 15:07 - 05 de dezembro de 2018

Bloco de Imagem

Grupos no Facebook mediam caronas de Maringá para a região. Foto: GMC Online

Precisar viajar de última hora, evitar as paradas dos ônibus ou querer economizar no combustível são alguns dos motivos que levam as pessoas a compartilharem caronas. E os grupos de Facebook cumprem papel de mediadores dessa prática.


Normalmente, os grupos são separados com os nomes das cidades dos itinerários. O músico Carlos Marques, por exemplo, é administrador do grupo Caronas Paranavaí-Maringá. São 74 quilômetros de distância, normalmente de carro a viagem dura uma hora. Tem carona sempre, tanto para quem vai, quanto para quem vem. O valor pode variar de acordo com cada motorista, mas geralmente fica em torno de R$ 15.


Segundo Carlos, pelo transtorno de uma viagem de ônibus, o valor compensa. “De ônibus demora demais e o custo não sai tão diferente assim”, diz. 


O grupo do Carlos começou justamente por causa do maior motivo das reclamações: propagandas. As regras da maioria dos grupos são claras: nada de postagem de venda de produtos ou divulgação de produtos e/ou serviços. Mas o Carlos desobedeceu e acabou expulso. Assim, para poder visitar o filho em Maringá, criou o próprio grupo que hoje tem mais de sete mil membros e funciona bem, segundo ele. “As viagens são resolvidas entre cada carro, mas nunca tive problemas ou fiquei sabendo de algum caso”.


Carlos usa o grupo para oferecer e procurar carona, e ele diz que nesse grupo, ninguém é expulso. “No máximo eu apago a postagem se ela for indevida, vai que a pessoa precisa de uma carona e não tem como procurar”, pontua.


Os grupos são muito procurados por universitários que moram em Maringá e vão para casa dos pais aos fins de semana, normalmente na região. Essas são viagens que duram em torno de duas horas, mas que de ônibus levariam quase o dobro do tempo.


É o caso da estudante de agronomia Fernanda Jurach. Ela procura carona sempre às sextas para ir de Maringá a Cianorte (81 km de distância) e aos domingos para voltar para Maringá. Segundo ela, o grupo facilita bastante. “É bem mais prático e rápido do que pegar ônibus e a pouca diferença no valor compensa”, afirma.


Procurando carona ou quer dividir o combustível? Conheça os grupos Maringá-Paranavaí e Maringá-Cianorte.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo